terça-feira, 26 de junho de 2007

Toque mp3 celular

Mosquitotone, Mosquito ringtone ou Zumbitone é um toque de celular supostamente inaudível para os adultos e usado por estudantes dos EUA e Inglaterra para falar e trocar mensagens pelo celulares dentro da sala de aula e escapar da vigilância dos professores.

O ringtone, que recebeu o nome de Mosquito, foi desenvolvido pela empresa de segurança britânica Compusound Security Systems. A campainha é um som de alta freqüência (um tom fixo em 14,4 kHz) que seria imperceptível para adultos acima de 25 anos. Segundo especialistas, a razão de o som ser escutado apenas por crianças e adolescentes é a perda natural de percepção para sons de alta freqüência que acomete os adultos ao longo da vida.

O detalhe curioso é que a tecnologia do Mosquito não foi desenvolvida para o uso de crianças e adolescentes, mas para espantá-los. Originalmente, o Mosquito era um dispositivo de segurança semelhante a uma sirene. O produto era vendido pela Compusound para lojistas e administradores de locais públicos para dispersar a presença de grupos de adolescentes, evitando a depredação do patrimônio. O "Mosquito" utilizava um som modulado em torno de 17 kHZ.

Som com freqüência fixa de 17 kHz (info) — tocador no navegador (beta)
Problemas ouvindo o ficheiro? Veja Reprodução de media.
A eficácia deste toque é polêmica, uma vez que muitos adultos conseguem ouvir os sons nesta faixa de freqüência) e alguns adolescentes não conseguem. Isso se deve a diferenças pessoais e à exposição a ruídos de elevada intensidade que pode acelerar a perda auditiva.

O Mosquitotone está sendo vendido para celulares do Reino Unido pela própria Compusound e, nos EUA, por uma empresa que cobra 3 dólares pelo download. Para usar o toque inaudível para adultos, o celular tem de ser compatível com toques em MP3.

Referencia:"http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosquitotone"

Nenhum comentário: